Por que meu bebê luta contra o sono? Dicas de como lidar com essa situação

Um cenário muito comum para a maioria dos pais: vocês estão cansado, acordados de madrugada, sem saber o que fazer com seu o bebê ou criança pequena que está com dificuldade de pegar sono e dormir, mesmo que ela esteja extremamente cansada e necessitada desse sono. O que fazer? Por que isso é tão comum de acontecer?

overtiredness-in-babies-1024x576.png

Alguns possíveis motivos da criança estar relutando na hora de dormir

Cada situação é única, visto que cada família tem sua própria rotina e cada bebê seu próprio desenvolvimento. Mas, separei algumas das causas mais comuns que podem estar atrapalhando a hora do sono, entre elas:

Cansaço excessivo

Para nós, adultos, parece óbvio que a exaustação nos leve ao sono. Mas, às vezes, para os pequenos, isso nem sempre é óbvio e acontece. Os bebês geralmente têm um período durante o qual estão preparados para adormecer. Se você perder esse momento, eles podem se cansar demais, causando irritabilidade, agitação e problemas para se acalmar.

Não estar cansado o bastante

Por outro lado, seu bebê pode não estar pronto para dormir porque não está cansado o suficiente. Este pode ser um evento isolado, causado por algo como uma soneca mais longa do que o normal, ou pode ser um sinal de que ele está crescendo e se desenvolvendo, e suas necessidades de sono estão naturalmente mudando.

Estimulação excessiva

Você, adulto, provavelmente já ouviu para evitar as telas por uma hora antes de dormir para adormecer mais rápido e ter um sono de melhor qualidade. O mesmo vale para as crianças, mas no caso, vai além das telas. Brinquedos barulhentos, música alta ou brincadeiras com muitos estímulos podem deixá-las sobrecarregadas e incapazes de se acalmar para dormir.

Ritmo cicardiano - o ciclo/relógio biológico

Os bebês começam a desenvolver seus ritmos circadianos (o ciclo de 24 horas que regula nosso corpo) por volta das 6 semanas de idade. Esses ritmos circadianos amadurecem o suficiente para estabelecer um verdadeiro esquema de sono por volta dos 3 a 6 meses de idade. E, claro, cada bebê é diferente, então alguns podem não estabelecer um horário de sono real até depois disso.

Ansiedade de separação

Seu filho parece carente de atenção e tem sido como uma sombra, sempre querendo ser abraçado e nunca quer ficar muito longe de você ou do seu parceiro? É provável que ele esteja sentindo alguma ansiedade de separação, que também pode aparecer na hora de dormir. Frequentemente acontece entre os 8 e 18 meses. Seu bebê pode lutar contra o sono porque eles não querem que você "vá embora".

Fome

Seu filho cresce muito nos primeiros anos - a maioria dos bebês triplica o peso ao nascer no primeiro aniversário. Todo esse crescimento exige uma boa nutrição. Certifique-se de que seu bebê está recebendo um número adequado de mamadas por dia, dependendo da idade, da quantidade que ingere a cada mamada e se é amamentado ou com mamadeira. Isso interfere de maneira extrema em seu sono.

Fique atento(a) aos sintomas de doenças

Seu bebê está plenamente saudável? Às vezes, o desconforto e sintomas de alguma doença pode afetar o sono do seu bebê. Fique atento ao sinais de doenças, como infecções de ouvido ou resfriados.

A sua ansiedade pode estar atrapalhando ela

É algo muito comum de acontecer e que observo bastante na prática do consultório: os adultos deixando a criança ansiosa com a hora de dormir. Muitas vezes, você ou a pessoa que está tentando e querendo que ela pegue no sono logo acaba tão ansiosa e agindo de maneira nervosa, fazendo com que esse nervosismo passe para a criança. Isso pode fazer com que ela acabe ativando um “estado de alerta", proveniente do medo, em vez de ter o relaxamento necessário. Então, se ela não se sente segura o bastante para dormir, ela irá lutar contra o sono.

image.jpeg

O que posso fazer para aliviar essa situação?

As medidas do que fazer vão depende das razões pelas quais seu bebê está lutando contra o sono. Além disso, é importante salientar que a quantidade de sono de que seu bebê precisa dependerá de muitas coisas, incluindo idade, personalidade, desenvolvimento e diversos outros fatores. Mas existem algumas diretrizes gerais que podem ajudá-lo a planejar uma programação de sono saudável para seu bebê.

Por isso, separei algumas dicas a seguir que são úteis para criar um ambiente de sono positivo, independentemente dos desafios particular de cada situação:

Observe seu bebê

Passe a observar atentamente os sinais de cansaço do seu filho e coloque-o na cama em poucos minutos. Sinais como: esfregar os olhos, bocejar, evitar contato com os olhos, fazer barulho ou perder o interesse em brincar. Lembre-se de que alguns períodos sem sono podem ser tão curtos quanto 30 a 45 minutos para algumas crianças pequenas.

Crie e mantenha um ritual relaxante para a hora de dormir

Tomar banho, ler livros, ficar abraçados em uma cadeira confortável ou na cama - todas essas são maneiras de ajudar a facilitar o sono da criança. É importante ser consistente e fazer as mesmas coisas, na mesma ordem e no mesmo horário todas as noites.

Elimine o excesso de estímulos

Fique atento e elimine brincadeiras físicas, telas, brinquedos muito estimulantes pelo menos uma hora antes de dormir, para dar tempo do sistema da criança ir se acalmando e conseguir entrar nesse estado de relaxamento.

Estabeleça a diferença entre comportamentos diurnos e noturnos

Brinque e interaja de maneiras mais ativa com seu bebê durante o dia, levando ele ao parque, tomando sol e promovendo brincadeiras mais físicas e estimulantes. Ao cair da noite, tenha um comportamento mais calmo e menos ativo.

Crie um cronograma do sono

Baseado no estilo de vida e rotina de vocês, crie um cronograma de sonecas e a hora de dormir. Seja sensível às suas necessidades de sono. As sonecas são extremamente importantes para o seu desenvolvimento físico e cognitivo, então se atente para que essa necessidade seja suprida. Em alguns dos meus posts, sempre comento a importância da soneca e de um cronograma de sono bem montado.

Certifique-se de que seu bebê esteja sendo alimentado o suficiente

É muito importante que o bebê esteja sendo plenamente alimentado conforme à sua necessidade. Os recém-nascidos normalmente se alimentam sob demanda a cada 2 a 3 horas, mas isso vai mudando e aumentando o tempo entre as mamadas de acordo com seu crescimento e a necessidade específica de cada criança.

O espaço do bebê precisa ser propício ao sono

O quarto do seu bebê é um espaço propício ao sono? Lembrando como bebê são facilmente estimulados, é importante se atentar aos detalhes do espaço em que ele dorme. Montar um lugar que acalme, escuro, sem barulhos (ou com barulhos que promovam esse relaxamento, os chamados white noises) e uma boa temperatura ambiente podem fazer toda diferença para a criança.

Tenha paciência

É muito importante se manter racional, empático e paciente em relação às dificuldades do sono de seu bebê. O comportamento do adulto ao gritar, se desesperar e agir de maneira descontrolada não ajuda em nesses casos. Por isso, tenha paciência. Certifique-se de seguir os itens que foram apresentados aqui, e se precisar, procure ajuda profissional para investigar mais à fundo o que pode estar acontecendo com seu filho.

Lembre-se: muito mais significativo que o cansaço de uma noite mal dormida de um adulto, o bom sono da criança é fundamental para seu bom desenvolvimento.

Tem alguma dúvida ou sugestão de tema que gostaria de ver respondida aqui no blog? Manda pra mim na caixinha de perguntas do instagram @sanda.consultoria! Te espero lá. 😊

Artigo usado como uma das fontes: https://www.healthline.com/health/parenting/why-babies-fight-sleep
Anterior
Anterior

Meu filho não gosta de estudar, e agora? 12 dicas para por em prática e incentivar o gosto pelo estudo

Próximo
Próximo

Tarefas domésticas e crianças: com que idade elas podem começar ajudar em casa?