A disciplina se faz em privado: não fale mal do seu filho na frente dos outros

Em algum momento seu filho vai se comportar mau em público. Seja no mercado, no shopping, na frente dos amigos… E normalmente, em nosso senso comum, essa é a hora que as pessoas irão olhar com certo julgamento e esperar uma correção ríspida dos responsáveis presentes.

Correções duras, gritos, puxar o braço e outras formas agressivas de chamar a atenção da criança em público é algo muito constrangedor para ela. Por mais que a criança tenha se comportado de uma maneira ruim, ao corrigir ela em público através da disciplina tradicional, ela se sentirá humilhada. Assim como nós adultos não gostamos de sermos chamados a atenção em público - como, por exemplo, por um superior grosseiro no trabalho - por que seria diferente para as crianças?

Apesar de ser um problema com uma solução relativamente simples, se trata de uma tema complicado pois o fato de estar em público acaba fazendo com que muitos pais se sintam pressionados para agir de maneira que seja rápida, eficaz e firme, mesmo que isso implique magoar seu filho naquele momento. Pensando nessa dificuldade tão comum e que causa traumas em tantas crianças, separei algumas dicas de como agir e como NÃO agir nessas situações:

142019787-56a2dca85f9b58b7d0cf4f1d.jpg

O ponto chave para começar a saber como agir da maneira correta é…

Exerça de maneira simples sua empatia e pense em: onde, quando e como a gente gostaria de sermos lembrados por não ter tido o comportamento certo ou ter feito a escolha certa - a sua resposta será a mesma para os pequenos.

Caso seja necessária a correção, retire a criança do lugar com calma e procure um lugar privativo para agir

Ao acontecer algo que seja necessário acalmar, corrigir ou dialogar com a criança, pegue ela no colo ou pela mão de maneira calma e a leve para um cantinho que você consiga ter certa privacidade com ela. Além de evitar a pressão, julgamento e expectativa dos adultos em volta sobre como você irá corrigir a criança,

Não comente sobre o comportamento ou dificuldades do seu filho com os outros na frente dele

Mesmo que seu filho pareça distraído, não comente sobre seus comportamentos, assuntos pessoais ou dificuldades para os outros em sua frente. Esse ponto é muito importante. Pode até parecer que a criança está imersa em alguma atividade e não prestando atenção em suas palavras, e é aí que você se engana: ao ouvir que você está falando sobre ela, mesmo que seja algo que não pareça muito importante e você achou bonitinho ou “engraçadinho”, ela irá prestar atenção e ter diversos sentimentos ruins sobre isso. Com o tempo, isso irá gerar a falta de confiança entre vocês e ela deixará de contar as coisas para você. Mantenha a privacidade de seu filho para fortalecer o vínculo entre vocês e para que ele sinta que pode contar com você. Se for para comentar algo, no máximo, o elogie.

Por último, tenha certeza de suas convicções e ignore opinões que não irão lhe ajudar

É normal que muitos pais que tenham começado a ter uma abordagem parental pela disciplina positiva acabe recebendo reprovações e opiniões que não foram requisitadas por diversas pessoas que ainda acreditam na velha disciplina tradicional e esperam que a rigidez das humilhações façam com que a criança apenas “se comporte melhor e saiba seu lugar”. Lembre-se: correção sem calma, gentileza, firmeza e orientação não servirá de aprendizado. Por isso, é importante se manter firme nos seus limites e valores não apenas com as crianças dentro da sua casa mas também com quem mais for preciso. Saiba o que é certo e funciona para sua dinâmica familiar e se mantenha com confiança nesse caminho. Valerá a pena!

Tem alguma dúvida ou sugestão de tema que gostaria de ver respondida aqui no blog? Manda pra mim na caixinha de perguntas do instagram @sanda.consultoria. Te espero lá. 😊

Anterior
Anterior

Quais são os danos de uma disciplina punitiva para a criança?

Próximo
Próximo

Equilíbrio entre a maternidade e a vida profissional: dicas práticas