10 atividades fáceis para entreter a criança em períodos de repouso

Seja para as mães durante um momento complicado de uma segunda ou terceira gravidez ou para quando um dos pais necessitarem passar por uma cirurgia ou momento que requer um tempo de repouso em sua cama, separei algumas ideias de como entreter as crianças pequenas dentro de casa durante esse período delicado, sem esforço físico:

Leia livros

Esse é o momento perfeito para estender a leitura para além dos 15 minutos antes de dormir. Aproveite para fazer vozes diferentes e interpretar os personagens junto das crianças. Há uma diversidade de detalhes que podem ser aproveitados, como: apontar detalhes diferentes sobre a história ou imagens que forem parte do livro, fazer perguntas e criar atividades diversas durante esse momento com o tema como desenhar, criar músicas, fazer um teatrinho, etc.

Construa um forte

O simples ato de pegar alguns lençóis em cima de almofadas ou cabides para criar uma estrutura na cama, sussurrar, contar histórias e segredos, apagar a luz e usar uma lanterna para deixar o ambiente ainda mais divertido é uma ótima ideia de como entreter as crianças e fazer com que elas se sintam em um momento especial.

Invista em materiais de arte fáceis que não sujem tanto

Se você estiver na cama, dificilmente será confiável deixar que a criança use canetinha e giz de cera em cima do lençol. Mas é possível pensar em materiais que não manchem ou façam tanta sujeira. Por exemplo: um grande livro de colorir e alguns lápis de cor podem ser facilmente controláveis. Você também pode colocar um lençol velho e deixar com que ele brinque com massinhas de lavagem fácil e que endureçam rápido - quando terminar, basta enrolar o lençol e bater ele no lixo.

Assistir Filmes e TV juntos

Uma atividade bem óbvia e que pode ser bem aproveitada entre vocês. Separe os snacks e as bebidas que vocês mais gostarem e separe filmes, programas ou documentários que tenham temas que possam ser interessantes para a criança.

Faça uma banda ou karaokê

Apesar de você não poder dançar junto da criança, você pode fazer movimentos com os braços, aplaudir e incentivar que ela dance enquanto vocês cantam junto suas músicas e trilhas sonoras favoritas. Que tal fingir que estão em uma banda e tocarem instrumentos imaginários? Há também alguns aplicativos de música que simulam o som do instrumento gratuitamente.

Vamos tatuar?

Que tal pegar alguns marcadores coloridos não tóxicos (e fáceis de serem lavados) para usarem na pele e fazer algumas "tatuagens temporárias” um no outro? Crie uma temática e deixa a imaginação correr livre entre vocês. Também é possível comprar cartelas de tatuagens infantis temporárias online para vocês se divertirem.

Jogos de tabuleiro ou atividades online

Jogos de tabuleiro são algo clássico nesse momento. Invista em jogos de acordo da idade média das crianças e que chamem a atenção pelo formato, cores e peças. Dependendo, isso poderá se tornar até uma tradição entre vocês.

Caso não consiga ter acesso à algum jogo de tabuleiro físico nesse momento, há diversas opções de jogos educativos ou para mais de um usuário na internet que podem ser jogados pelo celular, tablet ou notebook.

Invista em brinquedos com peças grandes

Alguns brinquedos que contenham peças muito pequenas podem acabar sendo ruins de manusear na cama. Por isso, invista em brinquedos que tenham peças grandes - como legos de tamanho maiores com blocos grandes (você pode usar uma mesinha de café da manhã como base), bonecas, pelúcias, fantoches, teclados interativos, etc.

"Procure o que o mestre mandar"

Provavelmente as crianças poderão sentir a necessidade de gastar energia com uma atividade que requer um esforço físico mais intenso. Enquanto estiver deitada(o), brinque de fazer o que o mestre mandar e diga “Quero que você ache e traga algo quadrado para mim.” ou “algo que contenha o desenho de um animal”, “algo vermelho e pequeno”. E, claro, uma das regras do jogo é depois ela devolver o objeto exatamente da onde tirou.

Piquenique dentro de casa

Nesse momento de repouso, provavelmente não é recomendável passar muito tempo fora de casa e em lugares que acabam tendo algum esforço físico, como os parques. Que tal fazer um piquenique descomplicado dentro de casa? Se está preocupada com a sujeira dentro do cômodo, além de deixar bem forrado aonde forem fazer essa atividade, invista em comidas fáceis de manusear e que não soltem migalhas ou sujem tanto (como maçãs, uvas, pedaços de queijo cortadinhos, etc).

Aproveite esse período para se conectar

Independente de brincadeiras e outras atividades, aproveite esse momento para se conectar através da conversa. Faça perguntas específicas sobre a perspectiva e como foi o dia da criança ou do seu/sua parceiro(a) sem julgamentos, demonstre seu afeto e amor incondicional e descubram coisas novas um sobre o outro. Você verá como isso poderá se tornar um momento especial e um começo de um novo hábito de conexão entre vocês, mesmo após esse período de repouso.


Tem alguma dúvida ou sugestão de tema que gostaria de ver respondida aqui no blog? Manda pra mim na caixinha de perguntas do instagram @disciplinasemdrama. Te espero lá. 😊

Anterior
Anterior

Sobre o receio do escuro e outros medos comuns da infância.

Próximo
Próximo

Culpa vs responsabilidade - uma carta aberta a todos os pais e mães que se sentem pressionados