Meu filho pequeno está com ansiedade de separação e não quer ir pra escola, e agora?
É comum que muitas crianças tenham dificuldades em se adaptar com a ida pra escola. Algo importante que eu já gostaria de reforçar logo no começo do post é que é necessário entender que o processo acontece diferentemente pra cada criança, se tratando de uma jornada individual e única.
Vale frisar também que: não é porque a criança não chorou ou teve alguma dificuldade no primeiro ano que ela nunca irá passar por isso. Portanto, com essas informações, é importante entendermos que não se deve criar expectativas irreais que só servirão para criar e aumentar uma pressão desnecessária tanto na criança como nos pais.
Aqui vão algumas dicas práticas que separei sobre como preparar melhor a criança para esse momento de ida à escola:
Rotina
Ajuste o horário do sono. Uma criança cansada reage de maneira pior em relação às mudanças da rotina. Independentemente da idade da criança, também procure explicar os detalhes dessa nova rotina com a escola: o que vai acontecer e por quanto tempo - seja exato na contagem do tempo, mesmo que a criança ainda não entenda como contar as horas. Isso vai fazer com que a espera fique menos aguniante, ela crie expectativas mais próximas da realidade e ajuda no desenvolvimento da sua compreensão sobre o tempo (se for o caso de ser muito pequena ainda).
Compreensão
Demonstre compreensão pelos sentimentos da criança. Muito pais costumam acreditar que o melhor é ignorar essa mudança até o último momento para não fazer a criança sofrer antecipadamente, antes do necessário. Mas na verdade isso deixa a criança ainda mais confusa e com menos tempo para lidar com esses sentimentos fortes.
É importante explicar para a criança o que ela poderá sentir (por exemplo: “você está se sentindo ansioso e animado para a escola agora, mas no dia poderá ver alguns colegas chorando e isso poderá te deixar assustado, irritado ou triste”). E, no momento que a criança estiver passando por isso, lembre-se de nomear o sentimento e validar eles (“eu vejo que você está ansioso/assustado”).
Envolvimento
Envolva a criança com as preparações para sua ida na escola. Permita que ela coloque a mochila sozinha, escolha o lanche (lembre-se da importância das escolhas limitadas, dê poucas opções). Aproveite esse momento para contar histórias sobre sua própria experiência na escola, focando em lembranças boas e momentos de superação. Por exemplo:
Histórias sobre o seu processo de adaptação da escola, como por exemplo alguma situação em que você ficou muito assustado, gostaria de ver seus pais achando que eles nunca iriam voltar e no final eles voltaram e deu tudo certo!
Momento divertidos com seus colegas ou professores.
Pensamentos e sentimentos que você costumava ter, o qual a criança pode acabar se identificando.
Crie alguns truques para ajudar a criança na hora da saudade
Como, por exemplo:
Colocar uma foto da família na mochila e avisar a criança que ela pode olhar quando sentir saudades.
Colocar um lenço com perfume da mãe ou do pai.
Desenhar um coração na sua mão ou na mão da criança.
Entenda qual a maneira que seu filho mais gosta de demonstrar o afeto e crie um especial truque entre vocês.
Seja firme, calmo e confiante
Lembre-se dos neurônios espelhos: eles fazem com que a criança espelhe as atitudes dos pais. Ou seja, se você está nervoso por antecipar a reação da criança, a criança provavelmente perceberá e isso a deixará nervosa também. Quando um dos pais tem mais dificuldade em fazer isso, é interessante que o pai mais calmo leve a criança nesses primeiros dias de adaptação. Isso vale também para os coleguinhas da escola: é comum que a criança comece a chorar ou espelhar a atitude caso as crianças em volta também estejam. Para isso, tente levar ela mais cedo antes do caos se instalar ali.
Fez toda preparação, foi firme e mesmo assim a criança está demonstrando insegurança e/ou choro?
Se abaixe no nível da criança, fale o que você vê:
“Eu vejo que você está _____ (nomeie o sentimento).
É muito assustador ficar longe dos pais por algum tempo, né? (valide esse sentimento na criança)
Lembra que nós conversamos sobre isso, e o que você poderia fazer quando sentisse medo? (lembre a ela do truque que você usa).
Eu volto para te buscar daqui 4 horas. (evite usar frases como “logo logo eu te busco” sem noção real do tempo)”
Aceitação
Parte muito importante desse processo é aceitar que a adaptação é um processo difícil e diferente para cada criança. Não coloque pressões ou expectativas irreais que atrapalhem e tragam frustação para vocês. Seja paciente, continue nomeando sentimentos e validando a experiência única da criança.
❌ O que evitar?
Falar que esqueceu alguma coisa no carro, dizer que vai buscar e aproveitar para ir embora: você estará mentindo para a criança e isso fará com que ela fique mais insegura ainda na próxima vez.
Dizer que “já já volto pra te buscar” e que ela irá ficar pouco tempo ali na escola: você acaba criando uma noção ambígua do tempo e deixa a criança mais ansiosa, com uma sensação de espera mais longa.
Deixar a criança na escola e sair sem dar tchau, usar uma distração para a criança não te ver saindo: pode ser que assim a criança não chore, dando a ideia de que funciona. Mas, na verdade, isso criará uma grande ansiedade na hora que a criança se der conta que você sumiu.
Não validar seus sentimentos e dizer coisas como “não chore, você sempre se diverte na escola!” , “não precisa chorar, você ama a escola!” ou “não adianta chorar, você vai ter que ficar na escola!”: mesmo que ela goste ou acabe se divertindo na escola, não significa que ela não possa sentir a ansiedade de separação. SEMPRE valide seus sentimentos.
Espero que essas dicas ajude você nesse começo da jornada escolar! Tem algum dúvida que gostaria de ser respondida aqui no blog? Só acompanhar o instagram e ficar atento à caixinha de perguntas da semana! @sanda.consultoria 😊