Em séries como Round 6, jogos infantis se tornam extremamente violentos - o que fazer nessa situação?

A série koreana Squid Game - ou Round 6, na sua tradução brasileira - se tornou um sucesso mundial. De acordo com a Netflix, ela está no topo do ranking em 90 países. Seu tema é em volta de um jogo dramático e violento em volta da sobrevivência de personagens que se encontram com problemas financeiros na vida real. O vencedor conseguirá ganhar uma quantia de dinheiro que conseguirá mudar sua vida.

O seriado se utiliza de memórias e jogos infantis clássicos (alguns específicos da Korea) para a construção da temática. Um dos exemplos mais conhecidos mundialmente foi a versão violenta do jogo que conhecemos como “Estátua”. Na série, durante esse jogo que ficou conhecido com o nome de "Luz vermelha, luz verde”, há uma boneca que quando a luz fica em seu estágio vermelho, a boneca irá virar e os jogadores que forem pegos se movimentado são fatalmente eliminados por um tiro.

Squid-Game-O-mortal-jogo-Red-Light-Green-Light-da.png

Restrição de idade

A série é classificada para maiores de 16 anos, mas basta uma pesquisa rápida na internet para ver que crianças bem abaixo dessa idade acabaram assistindo o sucesso mundial. A fonte internacional Common Sense Media, reconhecida mundialmente por suas recomendações dentro do mundo do entretenimento e tecnologia, contém resenhas tanto de pais quanto crianças avisando sobre o conteúdo intenso e explícito de Round 6. O site conta mais detalhes sobre esse conteúdo:

“Personagens são sistematicamente torturados e mortos pelo prazer sádico de um mestre do jogo. Adultos tem sexo e há muito traços de violência sexual - mulheres são agarradas pelos cabelos e espancadas. Temas relacionados com os altos que se obtém com jogos de azar, vitórias ou enganar o dinheiro é o foco principal,”

Lendo isso, nos perguntamos internamente: por que os pais acabariam deixando crianças pequenas assistirem esse tipo de conteúdo? A justifica mais utilizada é “Porque todo mundo está assistindo.”.

E quais as consequências em crianças ao serem expostas a esse tipo de conteúdo explícito? O que fazer em situações como essa?

A exposição inapropriada de conteúdos para a idade, tanto de violência quanto sexuais, podem ter efeitos prejudiciais no psicológico das crianças, incluindo até mesmo um processo de dessensibilização em suas habilidades sociais e processos de aprendizagem - principalmente se tratando de crianças muito pequenas que ainda não sabem distinguir o que veem na tela com a realidade. Como isso afetará cada uma irá depender de fatores únicos, como seu contexto social, ambiente familiar e idade.

Caso a criança seja exposta a algum tipo de material violento, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Se mostre aberto para conversar sobre o que ela viu, sem sermões e/ou julgamentos. É necessário que a criança sinta confiança de que está tudo bem caso ela se depare com algum conteúdo que tenha feito ela se sentir assustada de alguma forma e tem um adulto de confiança com quem possa conversar sobre o que foi visto.

  2. Em casos de violência, abra uma discussão sobre quais seriam as alternativas não-violentas para àquelas personagens. “Como poderia ser diferente essa história se tratando de alternativas reais e sem violência para resolver X problema?”

  3. Esteja preparado para eventuais distúrbios de sono ou ataques de medo. Tenha paciência.

  4. Caso tenha se mostrado muito traumatizante para a criança e sinta necessidade, não hesite em procurar ajuda profissional de um psicólogo.


Tem alguma dúvida ou sugestão de tema que gostaria de ver respondida aqui no blog? Manda pra mim na caixinha de perguntas do instagram @sanda.consultoria. Te espero lá. 😊

Anterior
Anterior

Como ajudar a criança a lidar e entender o luto

Próximo
Próximo

Irmãos: as principais dúvidas e situações sob o viés da disciplina positiva