Disciplina positiva na prática

Muitas vezes, ao falarmos sobre a disciplina positiva, os pais até conseguem entender a ideia das ferramentas mas sem saber muito bem como as utilizar no dia a dia. Então, pensando nisso, decidi escrever esse post exemplificando quais seriam as atitudes da disciplina positiva e da tradicional em duas situações diferentes:

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Situação 1

Na hora do café da manhã, tudo estava ocorrendo bem até que a criança decide fazer uma brincadeira: ela ficou em pé em cima da cadeira e acabou derramando um copo de suco na mesa.

Reação comum da disciplina tradicional

O pai fica muito bravo, dá um sermão e como castigo a proíbe de assistir TV à tarde, algo que ela gosta muito de fazer e já tinha um horário combinado.

Ao fazer isso, qual será a visão da criança sobre o que aconteceu? Provavelmente a criança se revoltará internamente contra o castigo do pai, primeiro ficando com raiva dos pais e não consegue pensar sobre o que fez de errado, podendo inclusive ter um sentimento de culpa e remorso depois, mesmo sem entender o porquê. Afinal, o que a TV tem a ver com o copo derramado? O castigo, na verdade, está tirando o foco da aprendizagem.

Reação alternativa da disciplina positiva

O pai mantem a calma, sem nenhuma reação exacerbada. Usa a ferramenta de narrativa para falar sobre o ocorrido com o filho:

-Filho, você ficou em pé na cadeira e acabou derramando o suco na mesa, sujando tudo. Como podemos revolver isso?

A solução é: limpar o suco derramado.
Aqui, os dois envolvidos mantém a calma, permitindo que a criança consiga focar na consequência do comportamento dela. A criança consegue desenvolver a consciência dos resultados desse comportamento e também desenvolve a habilidade de resolução de problemas, sem se sentir frustrada ou com medo do pai.

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Situação 2

A criança pequena anda apresentando um comportamento agressivo, chutando e batendo nas coisas, pessoas, animais. No caso, ele estava brincando com a sua irmã, até que se irrita com ela e começa a bater. A irmã chama pela mãe.

Reação comum da disciplina tradicional

A mãe vê a cena e fica extremamente brava com o filho, tendo uma grande reação e puxando a criança de canto pelo braço:

- Quantas vezes eu já falei que você PRA PARAR de bater na sua irmã!?!? Por que você está se comportando assim???

Mesmo você dando uma bronca e castigando para tentar mostrar que é errado ele bater na irmã, nesse caso a criança pode ter ciúmes do irmão e ver esse comportamento como uma forma de chamar a atenção dos pais, fazendo com que ela perpetue esse ato de bater.

Reação alternativa da disciplina positiva

A mãe mantem a calma, se abaixa na altura do filho, e diz de maneira calma e confiante:

- Você está se sentindo irritado. Está tudo bem se sentir irritado, mas não posso deixar que você bata na sua irmã, isso é errado. Vou ter que te levar para longe dela.

Mantendo sua reação calma, narrando a situação em voz alta e mostrando que você está vendo, entendendo e validando o sentimento difícil da criança, é o primeiro passo para que ela consiga se acalmar, visualizar a situação e se sentir acolhida. Em seguida, você mantém o limite mas de forma calma, deixando claro que o que ela fez é errado e completamente fora dos limites que são combinados em casa.

Em outro momento, após todos se acalmarem, você pode acrescentar o questionamento para conversar sobre a situação:

- Você estava se sentindo irritado com a sua irmã hoje mais cedo. Qual a maneira correta de agir nessa situação em vez de bater nela?

Assim, a criança consegue também focar no aprendizado e na percepção dos seus sentimentos e atitudes, além da manutenção da conexão entre vocês.

Tem alguma dúvida ou sugestão de tema que gostaria de ver respondida aqui no blog? Manda pra mim na caixinha de perguntas do instagram @sanda.consultoria. Te espero lá. 😊

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