Como estabelecer limites de forma correta para ajudar a evitar lutas de poder e crises de birra?
As birras acontecem com todos os pais e sempre nas piores horas possíveis - afinal, qual pai ou mãe nunca passou por uma situação da criança começar uma crise de birra em público e na hora mais inconveniente, com todos ao redor julgando a situação?
Mas, apesar de às vezes parecer algo incontrolável e inerente à quase todos os pequenos, é totalmente possível controlar a frequência e duração dessas crises. Para isso, é necessário entender a chave de como impor os limites de forma correta: consistência, calma, ser firme e gentil, escolhas limitadas e muita paciência. Vamos ao passo-a-passo:
Coloque limites e seja claro sobre eles
Os limites são necessários para conseguir direcionar a criança até onde ela pode ir e quais são as barreiras claras que ela deve ter dentro da sua rotina e em seu comportamento. Ao deixar essas barreiras claras, a criança sabe o que esperar (e isso é algo muito importante, principalmente para os mais pequeninos) e então ela conseguirá se sentir bem mais segura. E ao se sentir segura, tanto fisicamente quando emocionalmente, irá ser mais difícil de ela alimentar esses momentos de perda de controle.
Seja consistente
A consistência é a chave para o sucesso em qualquer disciplina. Principalmente no começo, a criança pode tanto se sentir segura como também ter variadas mudanças de humor cheia de irritação e raiva sobre os limites, então parecerá bem difícil conseguir manter essas barreiras firmes e consistentes no dia a dia. Mas isso é algo completamente normal e esperado, por isso: seja persistente.
Por querer ir desbravando sua independência nesse mundo, as crianças pequenas já são programadas com uma resistência nem sempre muito passiva sobre as coisas, então com certeza elas irão querer “cutucar” esses limites e ir explorando até onde realmente podem ir. Ela testará se aquele limite é realmente um limite… por isso é muito importante que você consiga se manter firme e consistente nessa hora. É isso que construirá uma base sólida nas barreiras importantes de sua rotina.
Fique calmo, confiante e paciente
Por mais que tenham momentos muito difíceis o qual a irritação toma conta e a vontade seja de gritar e rebater, é de extrema importância se enxergar como o adulto da situação e manter a calma. Adote uma expressão facial neutra e uma voz firme (mas sempre calma e gentil) para reafirmar sobre o limite naquele momento. Alguns exemplos simples dessas reafirmações:
É hora de tirar sua soneca agora.
Está na hora de irmos embora do parque.
Aprendendo a manter as barreiras assim, você pode subir o nível e usar esses 3 passos para melhorar mais ainda a comunicação com a criança:
Demonstre que você a entende e valide os sentimentos dela;
Em seguida, reafirme os limites de maneira firme e calma;
Mude para o "sim”, oferecendo uma opção de escolha limitada que ela possa fazer para que ela se sinta no poder.
Então, utilizando os mesmos dois exemplos, ficaria assim:
Você não quer tirar sua soneca, você quer continuar brincando. Sei que você está chateado com isso. Está tudo bem se sentir chateado, mas é hora da soneca agora. O que você gostaria de assistir pós a soneca?
É difícil ter que ir embora do parque quando se está se divertindo, né? Você está se sentindo irritado, e está tudo bem se sentir irritado. Mas é hora de irmos embora agora. Com qual brinquedo você gostaria de brincar quando chegarmos em casa?
Lembre-se: a prática leva à perfeição
Está tudo bem cometer erros. O papel parental, além de ser um dos trabalhos mais complexos que alguém pode ter, não vem com nenhum manual de instrução. Cada caso é um caso e cada família tem suas nuances únicas a serem consideradas. Com a prática, você conseguirá se sentir cada vez mais segura e confiante ao lidar com as lutas de poder, barreiras e crises de birra. E isso surgirá efeito na criança também. Além disso, é sempre importante lembrar de buscar conexão para além da disciplina com ela, para fortalecer o laço afetivo entre vocês e melhorar o entendimento e respeito mútuo. Tudo isso ajudará na hora de lidar com os momentos mais difíceis.
Fonte utilizada:
https://biglittlefeelings.com/how-boundaries-stop-power-struggles-and-prevent-meltdowns/
Tem alguma dúvida ou sugestão de tema que gostaria de ver respondida aqui no blog? Manda pra mim na caixinha de perguntas do instagram @sanda.consultoria. Te espero lá. 😊